Veja as diferenças dos tipos de Cabos Ethernet RJ-45

Pauliran Martins - 29/03/2018

Cabos Ethernet podem oscilar seu valor de acordo a medidas

 

cabos rj 45 Descubra a diferença dos cabos RJ-45 (Imagem: reprodução – BlogCittà)

 

 

Os cabos Ethernet podem parecer iguais, mas na verdade não são. Esses cabos são conhecidos pelo nome de conector RJ-45 e são separados por gêneros, cada um com sua velocidade e desempenho. A escolha do cabo faz a diferença na conexão de Internet, desde redes domésticas ou comerciais.

 

 

Acompanhe a seguir quais são as diferenças entre as versões atuais e as de vendas, como (Cat5, Cat5e, Cat6 e Cat6a) e conheça os padrões de cada modelo para saber comprar de acordo a suas necessidades.

 

Modelo (Cat5)

rj45

cabo Cat5 suporta até 100 MHz de frequência (Imagem: Reprodução – BlogCittà)

 

Seu nome vem da "Categoria 5” sendo um dos mais lentos entre as versões. Dentre os cabos listados aqui, esse consegue alcançar valores de transferência de até 100 Mbps devido as suas especificações técnicas. O cabo Cat5 suporta até 100 MHz de frequência e como os demais, pode ser usado em redes de até 100 metros. Porém, o modelo é difícil de ser encontrado, isso porque foi substituído pelo Cat5e.

 

 

Modelo (Cat5e)

 

Esse modelo é uma versão atualizado do cabo anterior. Atualmente sua versão mais recente, ganhou novas especificações em sua certificação para diminuir a interferência e queda de sinal. Por isso o “Cat5”consegue melhor desempenho em instalações aproximadas aos 100 metros em comparação de seu antecessor.

 

 

Modelo (Cat6)

 

O Cat6 possui uma taxa de transferência de dados maior que a do Cat5e, sendo um cabo de "Categoria 6" com a principal diferença, em sua velocidade que atinge 10Gbits por segundo e funciona dentro dessa limitação. Por padrão o Cat6 oferece frequências de até 250 MHz e apresenta menos intervenção do que o antecessor. Essas características, são sugeridas para empresas e ambientes que precisam de alta velocidade de compartilhamento de dados e possua cabeamento de mais de 10 metros.

 

READ  CNH Digital já está disponível em todo o Brasil

 

Modelo (Cat6a)

 

cat6a Cabo Cat6 (Imagem: Reprodução – BlogCittà)

 

O Cat6a foi criado para elevar o alcance ofertado pelo Cat6 em redes 10G e resolver o problema exibido na geração anterior, que não realizava transferências de 10 Gigabits por segundo em configurações de até 100 metros.

 

 

A sua diferença mais notável, é que seu cabeamento por ser mais reforçado e menos flexível elimina as interferências, mas também por conta de seu separador instalado entre os pares de cabo. O modelo ainda duplica a frequência suportada para 500 MHz. Esse modelo fica indicado para aos interessados pelos novos padrões de velocidade e conexão, mas, ainda difíceis de serem encontrados no Brasil.

 

Via: @techtudo; @onixsecurity.

 

 

Acompanhe o @BlogCittà sua fonte de informação tecnológica.

comments

Fique por dentro das novidades do Blog Città

Assine nossa newsletter e receba os artigos por email!

Artigos Relacionados