Quais as vantagens da fibra ótica e onde impacta no seu negócio!

Raphael Gomes - 13/10/2016

Quais as vantagens da fibra ótica e onde ela impacta no seu negócio?

 

Já conhece a fibra ótica e do que ela é capaz? Iremos aqui falar um pouco desse meio de transporte que está revolucionando o mundo da internet com capacidade de transporte muito além das outras tecnologias e infinitas possibilidades de utilização.

 

A internet hoje em dia pode chegar de várias formas ao seu negócio, mas muitas pessoas buscam os produtos pela velocidade estampada no encarte. E você? Como faz a sua escolha? Já parou para analisar que existem vários tipos de métodos físicos para transportar esses dados? Pois bem, essa forma de transporte pode dizer muito sobre a qualidade, confiabilidade e instabilidade do serviço de internet.

 

Existem hoje no mercado diversos tipos de meios físicos para levar a internet até o seu negócio além da fibra ótica, os mais comuns são cabo de cobre "par metálico" ( o tradicional RJ47, aquele cabinho azul de rede) , os cabos coaxais ( o cabo comumente usado para ligarmos na televisão para receber sinal de tv) e a internet via rádio (usada onde não se chega infra via cabo, tem muitas oscilações com interferências do tempo) . A grande diferença da Fibra para os cabos metálicos é que os sinais transmitidos através da fibra possuem menor atenuação (perda da potência dos sinais) e podem viajar por distâncias bem maiores com perdas insignificantes. Além de ter uma capacidade de transmitir informações muito superior com velocidades e taxas superior.

 

Em uma única fibra é possível atender a demanda de um cliente com telefonia, internet e TV. A fibra ótica não envia os dados como os cabos de cobre, para que a velocidade seja garantida o sinal é transformado em luz.

 

O seu núcleo é feito basicamente de vidro e ao redor é coberto com materiais que protegem a fibra e diminui a refração (perda de luz). O material usado na sua fabricação é muito mais abundante e mais barato que o metal; a transmissão de dados é feita através de feixes de luz que tem a espessura de um fio de cabelo. Com a grande demanda de troca de dados entre as empresas e residências, as antigas metodologias já começaram a ficar obsoletas.

READ  Fibra ótica cresce, mas está longe da realidade de muitos consumidores

 

Nessa imagem abaixo temos uma ideia de como a luz trabalha e é enviada pela fibra:

 

 

Motivos para escolher a Fibra Ótica:

 

Acredito que ficou bem claro para você que a fibra ótica é bastante superior às outras formas de transmissão de dados, não é mesmo? De qualquer forma, iremos descrever  5 motivos pelos quais a escolha da fibra é primordial para que a sua empresa tenha um serviço de ponta. São eles:

 

  • Velocidade: Uma rede de Fibra, em teoria, não existe limite de velocidade, onde esta, por sua vez é limitada pelas tecnologias atuais, podendo chegar a uma velocidade de 100 Gbps (100.000 megas).

 

  • Baixa atenuação: Como citado anteriormente, a fibra possui baixíssimas taxas de perda de dados graças ao seu material, e com seu baixo custo, permite levar tais dados a grandes distâncias por preços mais competitivos.

 

  • Sem interferência: O cabeamento metálico possui interferência eletromagnética que são muito comuns. As fibras são imunes a essas interferências que podem ocorrer por aparelhos eletrônicos e descargas elétricas.

 

  • Segurança: Graças ao seu sistema de transmissão de dados via luz, qualquer tentativa de captação dentro da fibra é facilmente detectável, para o roubo de dados, é necessário um desvio grande de luz,o que torna o ataque vulnerável inibindo as sabotagens.

 

  • Roubos e furtos: Os famosos cabos de cobre são altamente visados, trazendo diversos problemas às empresas de telecomunicações, devido aos furtos. O cobre é um material caro e muito visado pelos bandidos, sempre que há roubo, os clientes ficam grande parte do tempo com o serviço interrompido.

 

Soluções entregues pelo mercado 

 

READ  Saiba como o Firewall Corporativo pode ajudar na segurança da sua empresa

Iremos descrever de forma fácil e básica como as telecoms que divulgam a venda do serviço como fibra podem entregar a solução para você, notem que no mercado, é possível encontrar diversos tipos de empresas vendendo uma solução de telecom via fibra ótica, mas nem sempre é como você imagina, lembrando que, para que não haja perda e impacta no seu sinal e você consiga ter todas as vantagens mencionadas acima, o serviço deve ser entregue ao cliente final 100% em fibra ótica, mais conhecido como FTTH (Fiber to the home), ou no português, Fibra até a Casa (do cliente).

 esquema 

Veja que no caso 1 e 4 – A fibra chega até uma caixa ou armário onde geralmente fica instalado na rua ou em uma localização estratégica da empresa; pode ser instalado por bairro ou para  uma determinada área geográfica. A partir desse ponto é levado até o cliente via internet a cabo.

 

No número 2 – A fibra ótica vai até uma central, que fica instalada no prédio; geralmente na garagem ou em uma sala especifica,dependendo da estrutura. A partir desse ponto,sobe para as salas ou apartamentos podendo ser essa finalização via fibra ou não.

 

Numero 3 – Melhor dos mundos, a fibra vai até o equipamento na sala do cliente. Dessa forma existe a garantia de que todo o seu transporte seja por meio da Fibra Ótica, garantindo assim sua qualidade e segurança.

 

Além da fibra ótica como meio físico, existe também a tecnologia em que esses dados vão navegar por elas. E a mais comumente usada é Metro Ethernet.

 

Um estudo feito nas áreas metropolitanas indica que o uso de dados está atualmente superior aos de voz e a Metro Ethernet é o desenho feito justamente para atender a grande demanda das metrópoles, por dados de baixo custo e de simplicidade na integração e padronização de protocolos. 

 

Serviços à disposição da Fibra Ótica

 

Os serviços mais contratados por meio da fibra ótica são serviços que demandam alta capacidade de transmissão de dados, entre eles:

READ  Disney quer menos sensores para realidade virtual

 

Banda Larga de 30 a 200 megas, Link dedicado / acesso dedicado de até10Gbps, telefonia fixa ou tronco E1 com melhores tarifas, circuito ponto a ponto ( LAN to LAN, Clear Channel, MPLS, VPS).

A banda larga é um link de internet compartilhado, onde esse mesmo link será dividido entre vizinhos ou empresas na região.

 

Link Dedicado é um serviço especialmente desenvolvido para o setor corporativo. Esse link é exclusivo e sem compartilhamento, a banda contratada é a mesma entregue e as taxas de download e upload são iguais, ideal para quem não pode depender de oscilação de velocidade da rede e envio de muitos arquivos.

 

Circuito Ponto a Ponto: Solução que interliga o ponto A ao ponto B , podendo ser local ou de grande distância, transparente a protocolos, podendo ser trafegado qualquer informação desejada. Apenas a receptora poderá reconhecê-los. Esse serviço é muito comum para interligar filiais e empresas que possuem um sistema compartilhado.

 

Em breve faremos um post detalhando o funcionamento de cada serviço.

 

Conclusão

 

A Fibra Ótica já está presente no Brasil, onde a tecnologia vem avançando muito rapidamente.

 

Se você ainda não usa internet via fibra, em breve irá acabar aderindo, a cada dia que passa cresce a necessidade do mercado de transferência de grande volumes de dados, somente com a fibra você conseguira ampliar a banda da internet, potencializar a velocidade e a capacidade de encaminhamento de dados seja para trabalhar, se divertir, se informar ou se entreter pois como a tecnologia é de ponta as vantagens são enormes.

 

Nem todas as telecons possuem o serviço via Fibra em seu portfolio para atender as demandas do mercado, somente as telecom mais avançadas tecnologicamente podem oferecer o serviço.

 

Espero que tenhamos esclarecido todas as suas dúvidas referente a fibra ótica!

 

Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato conosco, estaremos mais que a disposição para ajudá-los!

comments

Fique por dentro das novidades do Blog Città

Assine nossa newsletter e receba os artigos por email!

Artigos Relacionados