Telefonia digital – Como tirar proveito dessa tendência

Raphael Gomes - 14/10/2016

Você já ouviu falar em Telefonia Digital?

 

A um tempo atrás era intitulada como Voip ( voz sobre protocolo de internet) é uma tecnologia que permite com que a voz se transforme em dados e seja enviada pela internet.

 

A Telefonia Digital chegou para facilitar a sua vida, e reduzir custos.

 

Qual a diferença de VOIP para Telefonia Digital? Primeiramente em ambas a voz transita pela internet e usam protocolo IP pronto e para por ai. Mas qual a diferença? É isso que iremos explicar agora…

 

Tecnologia VoIP

 

A tecnologia VoIP é a mais conhecida e divulgada tecnologia de transmissão de voz via internet.

 

O VoIP foi adotado, inicialmente, para reduzir custos de ligações entre filiais (uma vez que é possível falar gratuitamente entre ramais VoIP, independente de onde eles estejam instalados).

 

Nessa modalidade, a intenção das empresas era reduzir o custo com ligações entre filiais, economizando ligações telefônicas convencionais.

 

No VoIP, o sinal de voz analógico é convertido em digital e passa pela rede de internet, do ponto A ao ponto B.

 

Essa conversão pode ser feita por um roteador (conhecido como ATA – adaptador telefone analógico) para comunicação entre sinal digital e sinal analógico.

 

Dessa maneira, utiliza-se a conexão de internet para realizar chamadas, mas mantém-se a sua estrutura analógica convencional.

 

 

Telefonia Digital

 

 

A telefonia IP é considerada por muitos o passo seguinte ao VoIP, que promete melhorar as estruturas de comunicação das empresas.

De maneira simples, a telefonia IP conecta um aparelho telefônico a um comutador que integra a voz, transformando-a em um protocolo IP.

A telefonia IP ainda utiliza aparelhos especiais para serem conectados diretamente aos comutadores, que podem enviar e transmitir voz, dados e até mesmo imagens.

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Com esse recurso é possível realizar uma integração completa entre as redes de dados e voz.

Com as vantagens da telefonia IP as empresas conseguem ganhar em integração e mobilidade.

Exemplo disso é que telefones podem ser substituídos por softwares que rodam em computadores, tablets e smartphones e podem ser acessados através de conexão com a internet.

 

 

Um Pouco da historia..

 

A telefonia digital foi inicialmente desenvolvida na década de 1970, mas demorou quase 20 anos para evoluir de uma simples novidade, para um serviço doméstico e empresarial. Agora, essa tecnologia é utilizada por centenas de milhares de pessoas todos os dias.

Desde que apareceu pela primeira vez em meados de 1990, Voip (Voice over Internet Protocol ou Voz sobre IP) tem sido utilizada por um número crescente de pessoas e empresas. No Brasil quase 20% das linhas já são digitais.

 

Ok, mas quais são as vantagens?

 

Para sua empresa a telefonia digital, juntamente com uma central telefônica digital você poderá tirar vantagens de inúmeras formas.

 

Toda a configuração da central é feita pelo computador, então não existe aquele problema de o aparelho queimar ou dar defeito e você perder todo aquele trabalho de configuração de ramais.

 

Os telefones digitais possuem seu próprio IP para autenticação, ou seja, se o funcionário precisar mudar de sala é só ele levar o aparelho telefônico e plugar na rede que a autenticação é automática e o mesmo se mantem com seu numero de ramal intacto.

 

É possível bloquear ligações, encaminhamento automático, mandar mensagem de texto pelo telefone da mesa, identificador de chamadas externas e internas, conferencia telefônicas com vários ramais, e um dos fatores de grande economia para as empresas que possuem filiais em outros locais do Estado, do Pais ou do Mundo é possível fazer uma VPN (Rede Particular Virtual) para ter total privacidade e segurança interligando as empresas dessa forma é possível falar com outra pessoa ou setor da empresa em qualquer lugar do mundo discando simplesmente o seu Ramal e com custo zero.

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Não é fantástico???

 

 

A Città telecom usa em sua rede de fibra ótica a tecnologia da Telefonia Digital em 100% da sua estrutura, onde ligações Città para Città são gratuitas entre as empresas.

 

Por que Telefonia Digital na minha empresa?

 

Hoje em dia os consumidores são mais exigentes, o mercado cada vez mais exigente e a concorrência cada dia maior. Para empreender com sucesso o empresario precisa estar antenado e preparado para as novas tecnologias e realidade do mercado.

 

Diante de uma enorme gama de tecnologias e tendências disponíveis no mercado é preciso analisar quais delas realmente podem ter um impacto positivo e expressivo nos negócios.

 

O modelo de telefonia Digital tem sido implementado na comunicação das empresas para reduzir custos e garantir sigilo e proteções nas informações internas da empresa. Lidar com recursos limitados é o principal desafio das Start ups e PMEs por esse motivo especificamente essas empresas precisam focar intensamente na redução de custos.

 

O velho, antigo e sábio critério da eficiência fazer mais com menos esta presente em todas as organizações do mundo e é neste caminho que a tecnologia entre a nosso favor, otimizando processos e reduzindo gastos.

 

“Reduzindo seus custos seu produto final fica mais competitivo no mercado.”

 

Diferença entre Ramal Digital e Ramal Analógico

 

Basicamente no mercado, esta a venda 2 tipos de ramais, os Analógicos (Menor Custo), os Digitais IP’s (Melhor Custo x Benefício), cada tipo de ramal possui seus benefícios e desvantagens, que vão desde alto valor de investimento à qualidade de tecnologia escolhida, porém também devemos nos atentar, quando devemos empregar certo tipo de ramal, listamos aqui algumas diferenças

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RAMAL DIGITAL

  • – Funcionalidade: Usado via rede, ou seja, funciona como um host na rede, que possui ip, mascara de rede e gateway default;
  • – Usa o protocolo SIP de comunicação para sinalização da chamada, como indicar que um ramal está tocando ou está “ringing” e o protocolo RTP para tráfego do áudio;
  • – Possui muitas outras funções como chamada em espera e conferência, e por isso são mais caros que os ramais analógicos, sem falar na qualidade do áudio que é bem melhor;
  • – Chamada é trafegada através de um sinal digital.

 

RAMAL ANALÓGICO

  • – Funcionalidade: Funcionam apenas como “terminais” que apenas recebem/enviam um sinal vindo por um cabo telefônico (feito de cobre);
  • – Não possuem funções avançadas como chamada em espera ou conferência, por exemplo;
  • – Não possuem interface Web, nem configurações de rede;
  • – Chamada é trafegada através de sinal analógico.

 

 

Conclusão

 

Se você ou sua empresa quer estar antenado em tecnologia de ponta e reduzir os seus custos

seguir esta tendência é primordial.

 

Além da Telefonia Digital lembre-se que os aparelhos telefônicos e a central precisam ser digitais para uma experiência mais vantajosa.

 

Geralmente o Pay Back desse investimento é muito rápido, além de continuar economizando você terá a grande vantagem das estações de ramais digitais.

 

Então é basicamente isso pessoal, se ficou alguma duvida entre em contato conosco.

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