O que você sabe sobre a internet?

Raphael Gomes - 07/03/2017

Uma recente pesquisa realizada pela Quartz apontou que 55% dos brasileiros consideram que não há nada na internet além do Facebook

 

para esta amostragem a rede social e a internet são a mesma coisa. A pesquisa foi encomendada pela Mozilla, empresa presente em vários setores do mundo online.

O Brasil teve uma das maiores taxas de respostas positivas quando os participantes foram afrontados pelo questionamento “Você concorda com a seguinte afirmação: o Facebook é a internet?”, ficando atrás apenas de Nigéria (65%), Indonésia (63%) e Índia (58%).

Interessante, não? Porém, preocupante quando se vai mais a fundo no assunto. Segundo os especialistas responsáveis pela pesquisa, sem o conhecimento da internet não dá para esperar que as pessoas entendam o que a grande rede pode fazer por elas ou com o que devem tomar cuidado e se importar neste mundo.

 

Os riscos da falta de conhecimento

Quando se explora um novo caminho em qualquer situação, nossa mente, de forma quase que automática, realiza a busca por informações, o mapeamento do local e a análise dos riscos. Entretanto, com o rápido acesso e a democratização da internet muitas pessoas saíram para “exploração” e não tomaram essas precauções, ficando a mercê de vírus compartilhados a um clique e de notícias falsas.

Aliás, este último fator vem tomando os noticiários do país nos últimos dias. Aproveitando-se de pessoas que estão conhecendo o mundo da internet agora, muitos sites e perfis maliciosos em redes sociais, usam de especulações e invenções de fatos para se promoverem e atingirem uma maior parcela de público.

A navegação pelo mundo digital tem sim seus contratempos, mas como todo marinheiro, podemos aprender rapidamente as melhores práticas para explorar de forma tranquila e segura os mais diversos caminhos. Confira as dicas que selecionamos para você!

 

5 dicas para uma melhor navegação digital

  • Cuidado com links, presentes e pedidos inesperados de atualizações durante a navegação;
  • Evite navegar em sites que lhe pareçam estranhos: os alertas dos navegadores não são infalíveis;
  • Quando ler algo não muito estruturado, com poucas informações e tom alarmante, desconfie;
  • Se a origem do conteúdo não for citada, ou nebulosa, sem datas ou locais, suspeite;
  • Por fim, não compartilhe informações ou conteúdos se não tiver certeza de sua veracidade, consulte primeiramente pessoas de confiança que tenham um contato maior com esse mundo, até você estar craque para identificar falcatruas.

 

Desfrute e explore esse mundo da internet

Todos sabem das coisas boas que a internet trouxe para a vida dos seres humanos, a globalização dos conteúdos e a descentralização das informações contribui muito com evolução do conhecimento de cada um. Desfrute de todos os caminhos que o mundo digital oferece e como um sábio marinheiro, explore todo o potencial que a ferramenta tecnológica mais revolucionária da história lhe apresenta.

 

Veja nesta outra matéria que preparamos os melhores e mais seguros navegadores para você explorar este mundo da internet: /navegador/

comments

Fique por dentro das novidades do Blog Città

Assine nossa newsletter e receba os artigos por email!

Artigos Relacionados

  • Protocolo

    Internet - Chrome deixará de mostrar verificação de segurança em sites HTTPS

    Leia mais
  • BRASIL

    Internet - Pesquisa mostra que brasileiros passam 6 horas por dia na internet

    Leia mais
  • Internet - Fim da neutralidade de rede nos EUA foi aprovado para 11 de Junho

    Leia mais