Novembro Azul – Você pode não querer, mas precisamos tocar neste assunto!

Raphael Gomes - 03/11/2016

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro

 

Dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

 

Novembro Azul Città

 

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

 

A Conscientização, a Prevenção e o Combate ao Câncer de Próstata representa o tema da  campanha do Novembro Azul realizada por diversas entidades no mês de novembro que foi escolhido para lembrar da importância dos exames de prevenção ao Câncer de Próstata,  já que o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17 de novembro.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura.

 

A recomendação do Ministério da Saúde é de que os exames preventivos de toque e PSA sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra, nestes casos,  a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos. 

 

No Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

 

Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

READ  Uber e Disney trazem o tema de 'Rogue One' para o aplicativo

 

Ainda não existe uma vacina ou uma medicação que previna o Câncer de Próstata, porém pesquisas mostram que alguns hábitos alimentares saudáveis podem ajudar a prevenir esta doença, bem como outras doenças. Para tal, é recomendada a ingestão de pouca gordura animal, grande quantidade de vegetais (verduras, legumes e frutas), além do consumo de chá verde, das vitaminas A e D, de selênio (presente na castanha do Pará), e de tomate — fonte de licopeno.

 

Vale citar que essa alimentação apenas previne,  mas não evitam completamente o Câncer de Próstata. Na verdade, o que pode possibilitar a cura, em cerca de 90%, é a detecção dessa neoplasia precocemente, através dos exames preventivos que são realizados uma vez por ano, conforme a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)  que recomenda após os 45 anos de idade, sendo antecipado para 40 anos caso o homem tenha um familiar com câncer de próstata.

 

Sintomas 

 

Em sua fase inicial, o Câncer da Próstata pode não exibir sintomas, mas em estágios mais avançados pode causar:

 

  • Dificuldade para urinar;
  • Presença de sangue na urina ou dor na pelve, costas ou ao urinar.
  • Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite).
  • Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

 

Os sinais clínicos são muito semelhantes aos da hiperplasia (aumento de tamanho) benigna da próstata. Outros sintomas tardios podem incluir sensação de cansaço devido aos baixos níveis de células vermelhas no sangue e disfunção erétil.

READ  Homenagem do Google no Dia Internacional da Mulher com novo tema do Doodle

 

(Fonte – agenciabrasil.ebc.com.brsaltitandocomaspalavras.blogspot.com.br)

comments

Fique por dentro das novidades do Blog Città

Assine nossa newsletter e receba os artigos por email!

Artigos Relacionados