Link de Internet Dedicado

Raphael Gomes - 14/10/2016

Com certeza você já ouviu falar em internet banda larga, não é? Mas e em link de internet dedicado, já ouviu falar?

 

Pouca gente sabe do que se trata essa tecnologia. Por isso, nesse artigo vamos falar sobre o que é o link dedicado, quais são as diferenças entre ele e a internet banda larga e também quais problemas você pode ter se não escolher uma operadora correta. Vamos lá?

 

Link de Internet Dedicado

 

Quem usa a internet apenas em casa, provavelmente, apenas ouviu falar por cima de links dedicados. A internet oferecida por operadoras brasileiras de telefonia e telecomunicações geralmente é compartilhada, ou seja, você sempre está usando uma determinada banda de conexão em conjunto com diversos outros clientes.

 

O link dedicado é diferente. Com ele, toda a banda alocada é usada apenas por você, o tempo todo, ainda que você não a esteja utilizando no momento. Eis a razão do nome "dedicado" – o link apenas atende ao cliente que o contratou.

 

Serviços de link dedicado possuem níveis de tolerância muito mais rígidos, o que quer dizer que quando você contrata uma internet dedicada de 100 Mbps, terá essa velocidade de dados o tempo todo, não importa a que hora do dia ou da semana. Acabou essa história de "horário de pico" para a web.

 

12789120010124428

 

Link de Internet Dedicado x Banda Larga

 

A principal diferença entre ele e a internet banda larga comum é na velocidade de conexão: a do link dedicado é muito maior do que as velocidades oferecidas pelos planos de internet banda larga.

READ  Google desenvolve sistema que substitui teste reCAPTCHA de ‘não sou robô’

 

Além disso, o serviço de link dedicado possui muito mais estabilidade do que a banda larga comum e entrega a velocidade estabelecida em contrato.

 

Por outro lado, quem tem banda larga em casa sabe que raramente se consegue a velocidade de internet prometida pela operadora, tanto para fazer downloads quanto uploads.

 

Como se trata de um ponto da empresa de telecomunicações que é distribuído para vários usuários, o sinal tente a sofrer mais oscilações, especialmente quando muitas pessoas estão conectadas ao mesmo tempo.

 

Por isso, é muito comum ver as reclamações dos usuários acerca dos serviços de banda larga oferecidos pelas operadoras, que não conseguem entregar a velocidade estabelecida em contrato em sua totalidade, gerando frustração em muitos clientes.

 

Já quem opta pelo serviço de link dedicado não sofre com esse problema, pois, esse tipo de conexão conta com dois canais exclusivos para a sua conexão, sem divisão com outros usuários, o que garante a estabilidade do sinal.

 

Vantagens e desvantagens de um Link de Internet Dedicado

 

Para a maioria das empresas, cujo core business não seja o fornecimento de acesso à internet, o link dedicado com fibra óptica é contratado com velocidades entre 20Mbps e 100Mbps (granularidade a partir de 1Mbps).

 

As principais vantagens do serviço de link de internet dedicado são:

 

  • Oscilação e interferência próximas de zero, com contratos garantindo em média 99% de disponibilidade e 99% da velocidade contratada;
  • Sua empresa vai utilizar 100% daquilo que contratar, pois o canal de comunicação é dedicado e exclusivo;
  • Link simétrico, tendo separação das bandas de download e upload. Ou seja: um link de 20Mbps terá 20Mbps para download que não interferem nos 20Mbps de upload, garantindo um desempenho infinitamente superior ao de um link 20Mbps ADSL.
READ  Neutralidade da Rede - EUA derruba e abre caminho para Brasil

 

As principais desvantagens do serviço de link  de Internet dedicado são:

 

  • Maior custo de instalação, operação e manutenção, pois necessita de equipamentos próprios capazes de codificar e decodificar sinais que transitam em forma de luz;
  • Contratos geralmente mais longos, com 2 ou 3 anos de duração.

 

Outro aspecto interessante a respeito dos serviços de link dedicado, como o oferecido pela Città Telecom, é a possibilidade de customização de contratos conforme suas necessidades técnicas, mas também de região, custo, estrutura e atendimento.

 

Os contratos oferecidos por operadoras em serviços de internet compartilhada possuem algumas poucas opções, em diferentes "pacotes", mas de um modo geral seguem uma mesma lógica.

 

Além disso, para obter vantagens em termos de custo ou desempenho, geralmente é preciso que você assine também serviços de TV a cabo e telefonia, caso contrário os preços e condições deixam de ser vantajosos.

 

Em links dedicados, o negócio é apenas a conexão com a internet. Você pode optar por uma série de variáveis, dimensionando custos e performance conforme suas reais necessidades, sem contratar mais do que precisa ou operar com menor eficiência do que o necessário.

 

A produtividade tende a aumentar, com cada um de seus colaboradores dispondo da banda e do acesso que realmente utiliza para trabalhar e você, como empresário, acaba pagando realmente por aquilo que utiliza em sua empresa.

 

Entre em contato conosco, veja qual melhor jeito que sua empresa pode voar na internet! 

3400-05000 | contato@cittatelecom.com.brcittatelecom.com.br

comments

Fique por dentro das novidades do Blog Città

Assine nossa newsletter e receba os artigos por email!

Artigos Relacionados