Internet das Coisas e como ela pode transformar o serviço em campo

Raphael Gomes - 30/03/2017

A IoT chega para transformar o papel dos técnicos, melhorar a eficiência do serviço e reforçar a segurança tecnológica.

 

A Internet das Coisas (IoT) e big data estão remodelando a maneira como fazemos compras, interagimos com a tecnologia e trabalhamos.

 

Mas o que exatamente “Internet das Coisas” significa? Segundo o Wikipedia – IoT e a interligação de dispositivos físicos, veículos, edifícios e outros objetos eletrônicos que contêm sensores, software ou acionadores, que lhes permitam trocar dados por redes sem fio.

 

<iframe src="//giphy.com/embed/7qZfFB62dOjfi" width="480" height="170" frameBorder="0" class="giphy-embed" allowFullScreen></iframe><p><a href="https://giphy.com/gifs/internet-of-things-7qZfFB62dOjfi">via GIPHY</a></p>

 

De acordo com o Gartner, 6,4 bilhões de “coisas” conectadas estiveram em uso em todo o mundo em 2016 — um aumento de 30% em relação a 2015 — e chegarão a 20,8 bilhões até 2020.

 

Os dados sobre a IoT no Brasil também impressionam

 

De acordo com estudo da consultoria Tendências, estima-se que a IoT gere um crescimento de produtividade de cerca de 2% ao longo da próxima década, podendo adicionar cerca de R$ 122 bilhões ao PIB brasileiro até 2025. Serão criados entre 1,9 milhão e 2,6 milhões de novos postos de trabalho diretos, indiretos ou emprego efeito/renda até 2025.

 

Diante desse cenário, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) já trabalha na elaboração de um Plano Nacional para a Internet das Coisas (IoT). A iniciativa prevê regulamentações, políticas públicas e o posicionamento do Brasil como uma referência mundial no segmento.

READ  Empresas brasileiras aderem à Liga IoT para acelerar startups

 

Essa visão interconectada possibilitada pela IoT proporcionará uma riqueza de oportunidades para as organizações de serviços!

 

Por isso, para todos aqueles do setor de serviço em campo dispostos a abraçar a nova tecnologia, a IoT também chega para transformar o papel dos técnicos, melhorar a eficiência do serviço e reforçar a segurança tecnológica.

 

comments

Fique por dentro das novidades do Blog Città

Assine nossa newsletter e receba os artigos por email!

Artigos Relacionados