Grupo quer criar identidade digital única para internet

Raphael Gomes - 23/11/2017

Um grupo suíço quer aumentar a segurança dos moradores do país e anunciou um projeto para criar uma identidade única digital para ser usada dentro da internet

 

Senhas não são seguras e frequentemente credenciais de acesso a sites são vazadas na web, expondo nome de usuário, e-mail e senha de usuários, por isso o projeto para a criação da identidade digital. O grupo conta com nove grandes empresas suíças, incluindo UBS, Credit Suisse, Swisscom, Swiss Post, SIX, Raiffeisen, Swiss Railways, Zuercher Kantonalbank e Mobiliar, de acordo com a Reuters.

 

A ideia é que, com uma identidade digital única, os suíços consigam fazer compras online, adquirir passagens de trem e até realizar transações bancárias.

 

O governo apoiaria o projeto com a identidade digital dos consumidores, enquanto o grupo cuidaria da infraestrutura

 

Assim, os suíços usariam apenas um nome de usuário e uma senha para os diferentes serviços oferecidos por essas empresas. As credenciais seriam diretamente vinculadas à pessoa e ao cadastro governamental, o que ajudaria em caso de fraude.

 

Não é uma solução definitiva para problemas de vazamentos de senhas, mas pode ajudar a manter a segurança dos usuários.

 

No entanto, para todos os outros serviços de internet, os suíços vão ter que continuar usando as credenciais atuais – nada de identidade única para Facebook e Google, por enquanto.

READ  Entenda o malware distribuído com o CCleaner e saiba como se proteger

 

Veja em nosso blog o que pode fazer para estar sempre em segurança na internet: clique aqui

 

No no Brasil, temos um projeto para carteira de identidade digital também

 

A carteira de identidade digitalizada prevê mais segurança, redução de fraudes e falsidade ideológica.

 

um dia nossos documentos de identidade serão assim: um cartão plástico com chip eletrônico contendo dados biográficos e biométricos, inclusive impressões digitais.

 

O primeiro passo foi dado no final de 2010, quando o presidente Lula lançou oficialmente o RIC – Registro de Identidade Civil.

 

O problema é que até hoje, essa história não saiu do papel e, pelo jeito, ainda vai levar algum tempo para se tornar realidade.

 

Mais em um futuro não tão distante iremos ter cartões englobando todos os nossos documentos assim como digitais e informações.

 

identidade-digital-brasil

 

Gostou desta matéria, tem sugestões? Pode entrar em contato conosco no email blog@cittatelecom.com.br, queremos sempre ouvir vocês.

 

via olhardigital

comments

Fique por dentro das novidades do Blog Città

Assine nossa newsletter e receba os artigos por email!

Artigos Relacionados