FTTH: uma rede veloz, eficiente e segura

Raphael Gomes - 06/07/2017

FTTH, é uma solução utilizada pelas operadoras para levar banda larga de alta velocidade ao mercado

 

A tecnologia FTTH (Fiber To The Home) funciona com um leque de serviços que proporcionam acesso de telefonia, televisão digital, rádio e internet de maneira mais rápida e eficiente via fibra óptica.

 

Capaz de prover uma rede de acesso que vai de 100 Mb/s a 40 Gb/s. Dessa forma, a internet é entregue em casas e escritórios sem perdas de dados e, melhor, sem a necessidade de manutenções constantes.

 

Seu principal diferencial quando comparado aos outros sistemas está no fato de o feixe de luz partir da central da operadora e ir diretamente até a casa dos usuários – Já falamos sobre Fibra ótica e seus tipos aqui no blog, veja este artigo clicando aqui.

 

A rede funciona da seguinte forma:

 

  • A terminação óptica faz a transição entre cabos de distribuição e os “drops” (cabos terminais).
  • Estes últimos encaminham os dados diretamente para os terminais dos usuários/ consumidores.
  • A conexão é acabada por um cordão óptico, que faz a junção com o equipamento final e o ponto de terminação.

 

Ao usar o sistema, a estrutura de fios de cobre (também chamado de par metálico) fica para trás e o provedor de acesso passa a oferecer ao seu cliente uma conexão com mais qualidade, velocidade e segurança.

 

A técnica possui muitas vantagens em relação às formas tradicionais de provimento de redes, tendo dimensões reduzidas e transportando pacotes de dados sem ruídos, já que é protegida de interferências eletromagnéticas.

READ  Gadget abafa conversas de quem fala alto ao telefone!

 

O FTTH consegue atender a demanda de banda dos usuários tanto residenciais, quanto corporativos, que cresce cada vez mais

 

Suportando o chamado Triple Play (Dados, Voz e Vídeo). Além de ter índices modestos de atenuação, ou seja, permite que a distância entre provedor e cliente seja maior, é de fácil instalação e de rápida ativação de novos usuários.

 

A qualidade e estabilidade, além da garantia de não sofrer interferências externas, também vêm acompanhadas de um corte relevante de custos. A evolução e o aprimoramento da técnica a tornaram menos complexa, permitindo um investimento relativamente baixo na manutenção de todo o material da malha de rede.

 

Com o aumento de dispositivos móveis – Internet das Coisas – e cada vez mais dados sendo produzidos e consumidos, todos precisarão de uma alternativa que entregue serviços de qualidade. Aposte nas redes FTTH e perceba a diferença.

 

 

@eletronet.com

comments

Fique por dentro das novidades do Blog Città

Assine nossa newsletter e receba os artigos por email!

Artigos Relacionados