Compreenda a diferença entre conexão de fibra óptica e metálica

Raphael Gomes - 19/01/2018

Compreenda a diferença entre conexão de fibra óptica e metálica

 

Segundo o site Exame, hoje por meio de alternativas cada vez mais comuns, os cabos de fibra óptica e par trançado fazem parte do serviço apresentado por empresas, que traz novos benefícios a seus clientes. Mas como podemos saber qual é a melhor opção para uso?

 

 
Agora vamos entender melhor o funcionamento dessas redes e quais são as vantagens de cada uma delas.

 

 

Fibra óptica


Uma ótima escolha para transferência de dados, que são integrados por filamentos de vidro ou polímeros e processam informações na velocidade da luz, utilizando uma tecnologia que converte energia luminosa, em energia elétrica ou sonora.

 

A tecnologia desenvolvida pelo físico indiano Narinder Singh Kapany, trouxe a rede de fibra óptica, como um dos maiores sistemas de transmissão e largura de banda. Sendo de fácil instalação, além de produzir dados em maior velocidade.

 

 
Esse modelo de cabo serve como substituto de cabos de cobre, já que demonstram incapacidade para construção de grandes redes. Tais como a perda de potencial no sinal transmitido devido a distância, além da degeneração dos cabos de forma mais rápida, do que aos de fibra ópticas.

 

 

Sendo o oposto na utilização de cabos de fibra óptica, que possuem uma alta capacidade de transmissão de dados mais rápido, em grande volume e por distâncias maiores.

 

Outra curiosidade sobre a tecnologia, é que um par de fibras ópticas pode transmitir 2,5 milhões de chamadas telefônicas simultaneamente, num sistema que possui o mesmo diâmetro de um fio de cabelo. Algo que demonstra mais uma vez, a capacidade inferior dos fios de cobre, que precisam de um cabo com comprimento seis vezes maior.

READ  Vantagens da Telefonia IP

 

Mais algumas vantagens de uso da fibra óptica em rede:

 

– Mais segurança, pois não sofre interferência por conta do material de sua composição
– Maior capacidade de transmissão das informações
– Sua matéria prima de alta produção, diminui os custos de sua produção, devido a sua alto escala
– Redes altamente confiáveis, livre de interferências ou falhas
– Não enferrujam
– Abrangem grandes distâncias de cabeamento
– Alta velocidade na transmissão de dados

 


Ou seja, qualidade de alta tecnologia disponível em redes estruturadas com fibra ópticas, permitindo a segurança das informações e processos modernizados.

 

Par trançado:

 

Se estivermos tratando de redes de dados para empresas ou estabelecimentos menores, o cabeamento de par trançado pode ser mais efetivo, com ótimo custo e benefício. 
 

 

Sua estrutura é feita de fios de cobre trançados em pares, que ajudam a evitar distorções ou perdas de sinal. Com alcance máximo de 100 metros e a taxa de transmissão pode mudar de 1 à 10Gbps. Como é utilizado para curtas distâncias, os cabos de par trançado também tem ótimos benefícios para atender as necessidades específicas.

 

Outras vantagens:

 

 

– Cabo mais flexíveis para manusear
– Fácil instalação
– Preço altamente acessível
– Ideal para pequenas instalações – uso doméstico ou pequenas empresas
estruturação para prevenir interferências

 


Os cabos de par trançado são utilizados para transmissão de voz, informações e imagens. Contudo, ele não será tão eficaz quanto as fibras ópticas, caso estivermos falando de grandes redes ou altas velocidades, com ausência total de interferências.

 

 

READ  Internet - Como escolher o melhor serviço de para sua empresa?

Ao identificar qual a sua necessidade de rede, efetue a seleção de um serviço para saber o tipo de cabeamento, que deva ser utilizado de forma eficaz e você não desconfie de contratar um bom serviço, na hora da instalação!

 

 

@Exame.abril.com.br 

 

 

Aqui na Città levamos internet com hipervelocidade 100% fibra óptica até a sua sala. Entre em contato conosco em nossos canais de atendimento e fale com um de nossos consultores.  

 

comments

Fique por dentro das novidades do Blog Città

Assine nossa newsletter e receba os artigos por email!

Artigos Relacionados