Descubra quem acessa a sua rede Wi-Fi!

Pauliran Martins - 22/02/2018

Saiba como encontrar dispositivos desconhecidos conectados à sua Internet.

 

 

Hoje em dia cada vez mais o acesso a rede Wi-Fi se encontra mais fácil, seja aonde estiver. Com isso, esse tipo de conexão fica mais vulnerável a cada dia, por conta do grande fluxo de usuários com acesso à internet, que podem utilizar meios que permitem o acesso. Devido a facilidades para o descobrimento de senhas, que possibilitam a quebra de segurança da sua rede.

 

 

Para se proteger contra esses riscos e saber quem acessa a sua rede privada, existe um programa para computadores, chamado WiFi Guard, que auxilia nessa tarefa fazendo uma varredura na conexão sem fios e detectando todos os mecanismos, conectados através do media center ligado a ela. Com esse recurso é possível enxergar uma lista de computadores e dispositivos conectados e. dessa maneira, identificar dispositivos ocultos e caso positivo, modificar a senha ou configurar um bloqueio de endereços MAC para o bloqueio há rede.

 

Acompanhe como, através do passo a passo a seguir e saiba como efetuar essa ação no programa, para bloquear estranhos que estão utilizando a sua Internet pelo roteador.

 

 

Passo 1. Faça o Download e instale o aplicativo WiFi Guard no computador Windows ou macOS.

 

 

Passo 2. Ao iniciar o programa, selecione o adaptador de rede a ser utilizado para fazer a varredura. O item a selecionado depende do computador, mas sempre será o que dispõe um número de IP ao lado. A formatação de IP tradicional contém a sequência 192.168.0 no começo. Identifique o adaptador com essa informação e selecione.

 

 

Não precisa mudar nenhum parâmetro para iniciar o uso do WiFi Guard. Apenas clicar em “Ok” para encerrar a configuração.

READ  Rede Wireless - Entenda a diferença entre os diversos padrões e velocidades

 

 

(Imagem: Blog Città)

 

 

Passo 3. Selecione “Escanear agora” para começar a varredura na rede Wi-Fi. O programa irá listar todos os mecanismos conectados à rede. Veja na coluna “Informação” quais aparelhos são o seu próprio PC (“Este computador”) e o roteador (“Porta de Internet”).

 

Verifique os aparelhos conectados ao seu Wi-Fi com o WiFi Guard (Imagem: Blog Città)

 

 

Passo 4. O WiFi Guard irá indicar em vermelho os aparelhos suspeitos. Caso se trate de um dispositivo permitido, clique sobre o item com o botão direito do mouse e selecione “Propriedades”.

 

(Imagem: Blog Città).

 

 

Passo 5. Após isso, marque a opção “Eu conheço este computador ou dispositivo” e clique “Ok”.

 

Marque um dispositivo como confiável no WiFi Guard (Imagem Blog Città)

 

 

Passo 6. Caso haja aparelhos não autorizados, há duas opções de solução. Uma delas é a troca da senha da sua rede Wi-Fi para prevenir a conexão do dispositivo. A outra é bloquear no roteador através do endereço MAC.

 

 

Se optar pela segunda solução, clique com o botão direito sobre o item indesejado e escolha a opção “Copiar > Endereço MAC”. Em seguida, acesse o roteador para bloquear este aparelho na sua rede local.

 

Copie o endereço MAC de um dispositivo estranho e bloqueie via roteador (Imagem: Blog Città)

 

 

Agora, você pode descobrir e saber se a sua Internet está sendo utilizada sem permissão, assegurando que novos aparelhos não estejam conectados a sua rede, deixando-a mais lenta, podendo bloqueá-los.

 

Gostou deste artigo? Confira nosso blog e fique por dentro do mundo da tecnologia no Brasil e no mundo! 

 

@Techtudo

READ  Governança de TI e suas boas práticas

comments

Fique por dentro das novidades do Blog Città

Assine nossa newsletter e receba os artigos por email!

Artigos Relacionados