Ciberataque global afeta software de roteadores da Cisco

Pauliran Martins - 10/04/2018

Cerca de 200 mil roteadores da Cisco foram contaminados por ataques hackers

 

Um grande Ciberataque afetou a área de segurança da informação em alguns países, causando dificuldades nos sistemas de 200 mil roteadores da Cisco aproximadamente, entre os países afetados estão o Irã, Estados Unidos, China, Índia e alguns países da Europa.

 

 

A falha encontrada nos roteadores, ocorreu pela falta de patches de segurança no protocolo Smart Install. Um switch que conecta os computadores da rede e pode desativar totalmente o sistema. Os autores desse ataque aplicaram a imagem do software Cisco IOS, deixando o switch indisponível, com a mensagem de alerta: “Não mexa com nossas eleições”.

 

 

Segundo a própria Cisco, há mais de 168 mil dispositivos encontrados com essa vulnerabilidade. A escala do ataque ainda está sendo verificada, mas já atingiu os data centers e serviços russos, afetando os provedores de Internet e centros de dados.

 

 

A Kaspersky confirma que o ataque foi direcionado aos russos, mas demais países também sofreram ataques em menor escala. Em esclarecimentos publicados pela agência oficial de notícias Irna. O Ministério de Comunicação e Tecnologia da Informação Iraniano, diz que “o Ciberataque danificou em torno de 200 mil roteadores ao redor do mundo”.

 

 

Outros resultados incluem os Estados Unidos com cerca de 55 mil roteadores afetados e a China com 14 mil.

 

 

Mantenha-se informado e confira outras dicas acessando o nosso blog  
 


Via: @computerworld@tecmundo.

comments

READ  Ataque a roteadores e switches em escala global apoiado pela Russia

Fique por dentro das novidades do Blog Città

Assine nossa newsletter e receba os artigos por email!

Artigos Relacionados