Armazenamento 3d XPoint: Nova tecnologia da Intel

Raphael Gomes - 22/03/2017

A Intel anunciou neste domingo uma grande novidade para o segmento de armazenamento de computadores – tanto pessoais quanto servidores.

 

Uma nova tecnologia de armazenamento batizada de 3D XPoint (lê-se 3D Cross Point)

 

Prometendo uma velocidade até 1.000 vezes superiore aos atuais drives baseados em Nand Flash podendo significar um salto de eficiência para computadores de todos os tipos. A Intel espera, com isso, que todos os processos que dependem de computação se acelerem, especialmente áreas como IA – Inteligência Artificial, carros autônomos e armazenamento de dados em nuvem.

 

A nova tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Micron e já está à venda nos principais mercados sob a marca Optane, da Intel, e QuantX, da Micron.

 

Terceira etapa da evolução

 

Dá para entender os novos drives como a terceira grande etapa de evolução dos drives de armazenamentod de computadores. A primeira ainda está por aí, com os tradicionais HDs, baseados em discos rígidos, que gravam as informações por meio de uma agulha que, literalmente, "escreve" os dados numa superfície metálica.

 

A segunda etapa veio com os drives Nand Flash – que usam a mesma tecnologia empregada por pendrives – e que são muitas vezes mais rápidos que os discos rígidos. A tecnologia anunciada hoje pela Intel pode se colocar como o novo passo nessa evolução, com a promessa de um grande salto de velocidade no armazenamento de dados.

comments

Fique por dentro das novidades do Blog Città

Assine nossa newsletter e receba os artigos por email!

Artigos Relacionados